top of page

Karen Carpenter e a pressão estética sobre os corpos

  • Jefferson Silva - E-mail: jefferson5684@gmail.com
  • 8 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

Hoje acordei com vontade de ouvir Carpenters, ao ouvir lembrei de Karen. Quanta falta faz Karen Carpenter, que “precisou” morrer para que o mundo levasse mais a sério os problemas relacionados a distúrbios alimentares e a pressão estética sobre os corpos, principalmente os corpos das mulheres. Uma ótima baterista, inigualável cantara e mulher fantástica. Cantou carinhosamente com sua voz doce em uma época que a música clamava por violência.

Carpenters era formado apenas por Karen e seu irmão, Richard. Karen não se dava muito bem com seus pais, desde a adolescência os distúrbios alimentares começaram a surgir e o irmão sempre foi a única pessoa que ela confiava e amava o suficiente para querer por perto. Em setembro de 1975, Karen estava pesando cerca de 41kg. Ela se recusava a comentar publicamente sobre o próprio estado de saúde, principalmente por não reconhecer que tinha um problema. Em 1981, Karen aparece em público após um hiato dos palcos, extremamente abatida e dizendo que estava “exausta”. Nessa época ela estava se automedicando com medicamentos de substituição da tireoide, na tentativa de aumentar o próprio metabolismo com o objetivo de perder ainda mais peso. Para obter um resultado mais rápido, Karen também tomava cerca de (PASMEM) 80 comprimidos de laxante por dia, que fazia os alimentos passarem rapidamente pelo seu trado digestivo. Apenas em 1982, Karen assume ter um problema e pede ajuda pela primeira e única vez. Infelizmente Karen Carpenter faleceu no ano seguinte aos 32 anos por anorexia nervosa, pesando algo em torno de 40kg. Na época o debate sobre o tema foi muito intenso, hoje em dia poucos lembram desse episódio. A morte de Karen não pode ter sido apenas um momento catártico de uma doença que tanto mata por consequência de uma sociedade que tanto cobra. A estética nos corpos não pode passar apenas pelo debate universalizante que obriga e impõe padrões. Os distúrbios alimentares são doenças graves, no caso da anorexia nervosa que acontece através da limitação de alimentos que acarreta na perca de peso e consequentemente em um peso corporal significativamente baixo, acompanhado da distorção corporal por parte de quem sofre com a doença e do medo obsessivo por ganhar peso. Karen passou por tudo isso calada, por acreditar que o único problema era ela mesma que não conseguia ser magra o suficiente.

Todo mundo lembra dos Carpenters por “Close to you”, seu maior sucesso. Carpenters venderam mais de 90 milhões de álbuns durante o tempo que existiram, alcançando o topo e morrendo nele junto com a Karen. Ela viu o fundo do poço e teve seu fim no auge, sem conhecer a obsolescência. Muita gente acha que Carpenters é one hit wonder, mas isso é coisa de pessoas preguiçosas e que não sabe absolutamente nada de música. Carpenters foi uma das maiores bandas do mundo, principalmente na década de 1970. Enfim, Karen Carpenter não pode jamais cair no esquecimento, seja musical ou por tudo que ela passou.

Komentar


Contate-nos 

Obrigado pelo envio!

Mantenha-se atualizado

Obrigado pelo envio!     Poíesis em Devir

  • Ícone do SoundCloud Branco
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Youtube Branco
© 2021por POÍESIS EM DEVIR. Orgulhosamente criado com Wix.com
bottom of page