top of page

"De Cabeça Erguida", um filme sobre estruturas..

  • Jefferson Silva - E-mail: jefferson5684@gmail.com
  • 19 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

Hoje vou me dispor a falar sobre um filme, digamos, um pouco "chapa branca", mas que narra acerca das estruturas que moldam a subjetividade dos indivíduos a ponto de direcioná-los a vidas que nunca foram escolhidas de forma consciente e livre. "De Cabeça Erguida", dirigido pela prestigiada atriz e diretora francesa, Emmanuelle Bercot, foi o responsável por abrir a 68° festival de Cannes, em maio de 2015. Protagonizado pelo estreante Rod Paradot, o filme conta a história de Malony durante 10 anos como jovem infrator que tem sua vida entrelaçada as decisões judiciais da juíza Florence Baque, interpretada pela maravilhosa e consagrada, Catherine Deneuve.


Em um primeiro momento, o filme parece tomar partido a favor do sistema carcerário que se propõe reabilitar jovens e adultos para a vida social na França, principalmente mostrando como a personagem de Deneuve trata de forma afetiva o jovem Malony, mesmo depois de sucessivos delitos cometidos progressivamente durante o enredo, sempre um crime mais grave que o outro, mas sempre com uma brecha sendo encontrada pela juíza Florence para tentar recuperá-lo de alguma forma. É justamente após a entrada de Yann, interpretado por Benoit Magimel, como tutor responsável pelo jovem Malony, que as coisas começam a fazer sentido. Malony é uma espécie de retrato do passado de Yann, que vê sua vida diante de seus olhos através dos atos do garoto que ele dedica a sua existência a tentar recuperá-lo.


Cada passo que antecede Malony, cada decisão ou falta de atitude por parte de sua mãe, Severine, interpretada por Sara Forestier, forma um grande quebra-cabeças que diz acerca de uma estrutura familiar dilacerada pela falta de assistencialismo estatal e familiar agindo nas bases para que aquela pessoa não acabe daquela forma. "De Cabeça Erguida" é um filme que se mostra chapa branca, como falei no início, principalmente tendo em vista o seu final (não darei spoilers, relaxem kkk), mas que acaba nos apresentando lacunas sistêmicas que devem ser combatidas. Não é uma questão de ser salvo pelo amor, como as vezes deixa transparecer a diretora quando coloca Malony em uma relação adolescente conturbada com a jovem Tess, interpretada por Diane Rouxel, mas justamente como o amor se apresenta como um estalo de luz que te coloca em direção ao norte, mas não anda com suas pernas e nem pode decidir por você, principalmente quando durante toda a sua vida ele foi falta e não presença.


"De Cabeça Erguida" está disponível no Prime Vídeo.



Commentaires


Contate-nos 

Obrigado pelo envio!

Mantenha-se atualizado

Obrigado pelo envio!     Poíesis em Devir

  • Ícone do SoundCloud Branco
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Youtube Branco
© 2021por POÍESIS EM DEVIR. Orgulhosamente criado com Wix.com
bottom of page