top of page

Argento, para dias chuvosos

  • Jefferson Silva - E-mail: jefferson5684@gmail.com
  • 27 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de mar. de 2022


Eu não sei vocês, mas determinados climas, horários e companhias me inspiram ações diversas. Hoje amanheceu chovendo, logo, tive vontade de assistir algo do Dario Argento. Não me peçam justificativas racionais para questionamentos que surgem através das sensações subjetivas. Eu sou assim e ponto final. Mas como gosto de desafios, vou tentar discorrer um pouco acerca da coisa.. Bem, o filme escolhido foi "Suspiria", de 1977, clássico da extensa e fantástica (esta é a palavra, "FANTÁSTICA") vastidão de clássicos filmes do diretor italiano marcado pela lâmina do terror que ele próprio forjou de maneira tão fantástica (repito, de forma enfática e proposital). Definitivamente sou um facilmente fisgado pela estética própria de dias como hoje, que na minha imaginação bastante criativa combina com Argento.

Vamos ao filme, que é a parte comum entre nós. Baseado livremente no ensaio de Thomas de Quincey chamado "Suspiria de Profundis", Suspiria gira em torno de Suzy Bannion, uma estudante de balé que vai estudar em uma conceituada escola do gênero na Alemanha. A estética do horror maravilhosamente construída por Argento através de sua palheta de cores fortes desde a primeira tomada, passando pelo clima chuvoso (que também é meu. Talvez o nosso..) e uma arquitetura macro em proporções e tonalidades apequenadoras, é onde a coisa acontece exatamente no mais íntimo do seu imaginário. Suspiria é um construção que oscila da banalidade dos rotineiros clichês dos filmes sobre bruxas, até o monumental desejo pelo conhecimento de querer entender aquilo para além do que já foi dito. Suspense e terror foram devidamente colocados no liquidificador da sétima arte, misturados a proporções bem equilibradas de tudo aquilo que citei a pouco, temos como resultado um dos grandes clássicos do cinema.

Por fim, Dario Argento nos apresenta uma obra máxima da estética do desconforto. Com atuações inesquecíveis de Jessica Harper, Stefania Casini, Flávio Blucci, Joan Bennett, Miguel Bosé... temos o filme perfeito para um dia como este, fantástico como o mundo das bruchas, mas monótono para aqueles que só conseguem enxergar a ordinariedade dos dias comuns.


O filme está disponível na Amazon Prime.




Comments


Contate-nos 

Obrigado pelo envio!

Mantenha-se atualizado

Obrigado pelo envio!     Poíesis em Devir

  • Ícone do SoundCloud Branco
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Youtube Branco
© 2021por POÍESIS EM DEVIR. Orgulhosamente criado com Wix.com
bottom of page